Siga-nos:

Instagram Facebook LinkedIn Pinterest YouTube

Opep prevê aumento de demanda de petróleo no mundo para 2023 e 2024

Internacional
  • Revisão das Previsões: A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) atualiza suas projeções para a demanda global de petróleo em resposta a mudanças no mercado energético.

Em uma atualização recente, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) revisou suas projeções para a demanda global de petróleo, refletindo mudanças nas condições do mercado de energia. No relatório mensal divulgado em 13 de novembro de 2023, a Opep anunciou um aumento na previsão de crescimento na demanda global de petróleo para 2023, ajustando-a para 2,5 milhões de barris por dia (bpd). Isso representa uma elevação em relação à previsão anterior de 2,4 milhões de bpd, que estava em vigor desde outubro.

VEJA: PetroRecôncavo registrou uma produção média de 27,3 mil barris de óleo equivalente por dia em outubro.

  • Estabilidade para 2024: A Opep mantém projeções consistentes para a demanda global de petróleo em 2024.

Para 2024, a Opep manteve sua projeção de alta na demanda em 2,2 milhões de bpd. Essas mudanças nas projeções são resultado de diversos fatores, incluindo uma revisão das expectativas de demanda na China durante o terceiro e quarto trimestres deste ano.

  • Fatores de Influência: Entenda os fatores que impactaram as projeções da Opep.

O aumento na previsão de demanda da China compensou as projeções de declínio em alguns países que não fazem parte da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Adicionalmente, a Opep antecipa um aumento de 100 mil bpd na demanda dos países membros da OCDE.

--------------- Continua após a publicidade ---------------

  • Oferta de Países Não-Membros: Um olhar sobre o crescimento da oferta de petróleo em países não-membros da Opep.

O relatório também destaca um crescimento na oferta de petróleo por parte dos países que não fazem parte da Opep, impulsionado por nações como os Estados Unidos, Brasil, Cazaquistão, China, Noruega e Guiana. Para 2024, a oferta dos países não-membros deverá crescer em 1,4 milhão de bpd, mantendo a mesma projeção do mês anterior.

VEJA TAMBÉM: Impulsionada por Warren Buffett, Occidental Petroleum surpreende com lucros recordes no terceiro trimestre

  • Crescimento Econômico Global: A Opep mantém suas previsões para o crescimento econômico global.

A Opep manteve suas projeções para o crescimento da economia global, prevendo um crescimento de 2,8% em 2023 e 2,6% para 2024. As previsões de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil permanecem em 2,5% para 2023 e 1,2% para 2024.

  • Projeções Regionais: Revisões nas projeções econômicas para diferentes regiões.

Os Estados Unidos tiveram suas projeções de crescimento revisadas para 2,3% em 2023 e 0,9% em 2024. A Zona do Euro teve suas projeções reajustadas para baixo, com um crescimento de 0,2% em 2023 e 0,5% em 2024.

  • Estabilidade na Ásia: Como as projeções para a China e a Índia permanecem inalteradas.

A China e a Índia mantiveram suas projeções inalteradas, com um crescimento econômico de 5,2% e 6,2% em 2023, respectivamente. Para 2024, as projeções permanecem estáveis, com um aumento de 4,8% na economia chinesa e 5,9% na indiana.

  • Rússia em Ascensão: Revisão das previsões de crescimento econômico da Rússia.

O crescimento econômico da Rússia também foi revisado para cima, com um aumento esperado de 1,9% em 2023 e 1,2% em 2024.

fonte: investing

--------------- Continua após a publicidade ---------------

SAIBA MAIS: Mudanças no estatuto da Petrobras: Dividendos em risco? Confira

--------------- Continua após a publicidade ---------------

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *