Siga-nos:

Instagram Facebook LinkedIn Pinterest YouTube
Metamask

Metamask inova com stake de Etherium chamado Validator Staking

CriptoGlobal

Carteira metamask inova com recurso “validator staking”

A carteira Metamask, conhecida por sua abordagem sem custódia, revelou uma funcionalidade inovadora chamada “Validator Staking”, simplificando o processo de staking de ether na rede Ethereum.

Como funciona o validator staking na metamask?

Este recurso permite que os usuários executem seu próprio nó validador diretamente na seção de carteira do Metamask. A gestão do nó fica a cargo da Consensys, empresa controladora da Metamask.

Elimina-se a necessidade de pooling ou hardware complexo, embora a Consensys aplique uma taxa de 10% sobre os rendimentos do staking. A TAEG do serviço é de 4%, exigindo um mínimo de 32 ETH.

--------------- Continua após a publicidade ---------------

Descentralizando o staking na metamask

A maioria dos usuários recorre a serviços de terceiros para staking, centralizando o processo. O “Lido” controla 32% do ETH em staking, gerando riscos de monopólio e cortes na rede.

Metamask como solução

O “Validator Staking” permite descentralização, pois cada usuário passa a controlar seu próprio nó, embora não o gerencie diretamente. Além disso, o serviço da Consensys reduz riscos de cortes e tempo de inatividade, maximizando os rendimentos.

Visão da Metamask

De acordo com a Metamask, a iniciativa está alinhada com o princípio da descentralização do Ecossistema Ethereum, distribuindo o poder entre os usuários ao invés de concentrá-lo em serviços centralizados.

--------------- Continua após a publicidade ---------------

Rumo à adoção em massa

Embora os retornos sejam menores que em outras opções, a eliminação de barreiras de entrada e complexidade torna o “Validator Staking” atrativo para adoção em massa de práticas não custodiais com criptomoedas.

VEJA: Vitalik Buterin divulga 3 propostas para aprimorar a eficiência da rede Ethereum

Trajetória da Metamask

A carteira, originalmente focada apenas em armazenamento de criptoativos, vem se tornando um hub unificado para gestão, negociação e staking de ativos digitais. Isso demonstra seu compromisso com soluções descentralizadas focadas no usuário final.

Serviço que permite apostar ether diretamente na seção portfólio do metamask

Este é um serviço que permite apostar ether diretamente na seção Portfólio do Metamask, executando seu próprio nó validador que será gerenciado diretamente pela Consensys.

Mecanismo que elimina a necessidade de pooling ou hardware complexo

Este mecanismo elimina a necessidade de pooling ou hardware complexo e minimiza as chances de ocorrer cortes em seu nó Ethereum.

Validator staking da metamask pode resolver o problema de centralização

O Validator Staking da Metamask também poderia resolver o problema de centralização de provedores de LSD como o Lido, que atualmente controla mais de um terço de todo o ETH bloqueado na cadeia Beacon.

Serviço que quebra barreiras de entrada para o staking

O serviço pode quebrar várias barreiras de entrada, uma vez que poucos utilizadores conseguem executar o seu próprio nó validador e muitas vezes optam por utilizar serviços de terceiros, centralizando todo o processo para alguns jogadores.

Em vez disso, o staking no Metamask pressupõe que o usuário final sempre tenha o controle do nó, mesmo que ele não seja gerenciado diretamente.

Serviço Metamask contra o risco de corte

O serviço prestado pela carteira Metamask ajuda a mitigar o risco de cortes em caso de interrupções na Internet, já que a Consensys é uma entidade confiável que nunca recebeu sanções da rede, apesar de administrar ETH no valor de mais de 2 bilhões de dólares por meio de mais de 33.000 validadores.

Além disso, o Validator Staking também reduz o tempo de inatividade do seu nó, maximizando o rendimento final.

Tudo isso poderia até resolver os problemas de centralização de grandes provedores de staking líquidos como o Lido, que atualmente controla 32,2% do mercado de staking Ethereum, com mais de 9,3 milhões de ETH bloqueados nele.

Validator Staking

Comunidade ethereum observa o risco de monopólio do lido

Vários especialistas da comunidade Ethereum observaram de fato como o Lido está a adquirir um papel cada vez mais dominante neste contexto, arriscando-se a monopolizar o setor do LSD.

Retornos oferecidos pela metamask não estão alinhados com os do lido e de outros gestores

De qualquer forma, Lefteris Karapetsas, fundador do rastreador de portfólio de criptomoedas Rotkiapp, observou que os retornos oferecidos pela Metamask não estão alinhados com os do Lido e de outros gestores.

Obviamente, os rendimentos são inferiores aos que podemos encontrar em alternativas como o Lido ou o staking oficial na plataforma 2.0, mas eliminam uma série de riscos e barreiras de entrada que tornam o serviço muito confortável para sujeitos menos experientes no setor web3.

O fato de os usuários poderem executar um nó validador sem a necessidade de hardware especial e sem certas habilidades diz muito sobre o potencial oferecido pelo Validator Staking, que tem todas as cartas na mesa para escalar o mercado de staking Ethereum.

VEJA TAMBÉM: MicroStrategy detém 1% de todos os Bitcoins em circulação

Visão da Metamask sobre descentralização e simplicidade

Tradicionalmente, muitas pessoas dependem de serviços centralizados para staking, mas esta iniciativa permite aos usuários manter um maior controle sobre os seus fundos.

A descentralização é um dos princípios-chave da indústria blockchain Ethereum, e este movimento está alinhado com o objetivo de distribuir o poder de tomada de decisão entre os usuários.

Para que o mundo exterior realmente adote a adoção generalizada de práticas criptográficas sem custódia, é necessário que esses processos sejam simples e intuitivos para o usuário final.

Metamask: de carteira para hub unificado de ativos digitais

A Metamask sempre esteve orientada para esta visão e, ao mesmo tempo que procura oferecer soluções que coloquem o utilizador em condições de estar sempre na posse dos seus bens, visa uma simplificação constante dos seus produtos.

fonte: cryptonomist

SAIBA MAIS: Existe menos bitcoin no mundo do que milionários nos Estados Unidos

Este artigo tem caráter apenas informativo, não se tratando de uma recomendação de investimentos, para isso o investidor deve fazer suas próprias análises e estudos.

--------------- Continua após a publicidade ---------------

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *