Siga-nos:

Instagram Facebook LinkedIn Pinterest YouTube

Fundo soberano da Noruega tem lucro de U$213 bilhões em 2023

Internacional

Lucro recorde de 2,22 trilhões de coroas em 2023 para o gigante fundo soberano norueguês

Reuters – Nesta terça-feira, o grande fundo soberano da noruega anunciou um lucro recorde de 2,22 trilhões de coroas (equivalente a 213 bilhões de dólares) em 2023.

Esse importante resultado foi impulsionado por retornos robustos provenientes de seus investimentos em ações de tecnologia.

VEJA: Minério de ferro na China sobe para máxima de 3 semanas

--------------- Continua após a publicidade ---------------

Desempenho notável após desafios em 2022

Em contrapartida ao cenário desafiador de 2022, o Fundo de Pensões do Governo Global, um dos maiores investidores do mundo, registrou o seu maior retorno em coroas até agora, com um aumento de 16,1% no investimento do ano anterior. Este resultado, entretanto, ficou 18 pontos base abaixo do índice de referência do fundo.

Este desempenho positivo surge após uma perda recorde de 1,64 bilhões de coroas ao longo de 2022, atribuída pelo fundo às condições de mercado “muito invulgares” naquela época.

VEJA TAMBÉM: Exxon Mobil quer impedir propostas climáticas e processa investidores ativistas

Contexto favorável em 2023

“Apesar da inflação elevada e da turbulência geopolítica, o mercado acionário em 2023 mostrou-se robusto, em comparação com o ano fraco anterior em 2022”, declarou Nicolai Tangen, executivo-chefe do Norges Bank Investment Management, em comunicado. Ele ressaltou o desempenho positivo das ações de tecnologia.

--------------- Continua após a publicidade ---------------

O maior fundo soberano do mundo e sua abrangência global

Criado na década de 1990 para investir as receitas excedentárias do setor de petróleo e gás do país, o fundo soberano norueguês, que é o maior do mundo, já alocou recursos financeiros em mais de 8.500 empresas em 70 países ao redor do globo.

No ano passado, o Norges Bank Investment Management divulgou um retorno de 21,3% sobre os investimentos em capital, 6,1% sobre os investimentos em rendimento fixo, enquanto os investimentos em imóveis não cotados registraram um retorno de -12,4%.

ACOMPANHE: Goldman Sachs anuncia distribuição de dividendos para investidores brasileiros

Desafios nos investimentos imobiliários não cotados

O fundo atribuiu o desempenho negativo de seus investimentos imobiliários não cotados ao aumento das taxas de juro e à procura moderada. Em contrapartida, o fundo obteve um retorno de 3,7% sobre os investimentos em infraestruturas de energia renovável não cotadas em 2023.

No final do ano passado, o Norges Bank Investment Management afirmou que quase 80% do fundo estava investido em ações, 27,1% em rendimento fixo, 1,9% em imóveis não cotados e 0,1% em infraestruturas de energias renováveis não cotadas.

Olhando para 2024

Ao ser questionado numa conferência de imprensa sobre as questões geopolíticas que provavelmente afetarão as ações em 2024, Tangen, do Norges Bank Investment Management, respondeu: “A questão é que atualmente existem pontos de acesso geopolíticos em muitos lugares.”

“Então, quais são aqueles que precisamos observar? Bem, a tensão entre a américa e a china é negativa para o crescimento económico e o comércio mundial. O fato de as pessoas estarem a deslocar mais a produção para mais perto de casa é uma força inflacionária”, continuou.

“Estamos a assistir ao efeito das tensões geopolíticas no médio oriente através de rotas comerciais mais longas [e] custos de frete mais elevados.

Então, isso é negativo. E, claro, as situações geopolíticas mais assustadoras são aquelas que você não conhece, que ainda não aconteceram.”

SAIBA MAIS: Morgan Stanley: Lucro cai 32% no 4º tri e fecha 2023 com queda de 18%

--------------- Continua após a publicidade ---------------

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *