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Brasil tem alta de 91% nas vendas de veículos elétricos e híbridos em 2023. Toyota lidera

Economia

Toyota lidera ranking de vendas de veículos eletrificados no Brasil em 2023

A montadora japonesa Toyota foi a líder absoluta em vendas de veículos eletrificados, somando elétricos e híbridos, em 2023 no Brasil, segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Ao todo, a Toyota emplacou mais de 21 mil unidades elétricas no ano passado no país.

O domínio da Toyota se deve principalmente ao sucesso de vendas de seu utilitário esportivo Corolla Cross na versão híbrida flex, que combina motor elétrico e motor a combustível.

O Corolla Cross Hybrid se tornou um dos híbridos mais vendidos do Brasil, com preços a partir de R$ 190 mil.

A vice-liderança ficou com a BYD, fabricante chinesa especializada em elétricos.

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A BYD licenciou quase 18 mil veículos no Brasil em 2023.

Seu principal modelo foi o utilitário compacto 100% elétrico Song Plus, com preços a partir de R$ 230 mil. Toyota e BYD destacam-se na liderança entre as marcas que mais vendem modelos elétricos.

Vendas de veículos elétricos no Brasil tem alta de 91% em 2023

O mercado de veículos eletrificados, incluindo modelos 100% elétricos e híbridos plug-in e convencionais, teve expressivo crescimento de 91% nas vendas em 2023 na comparação com 2022, segundo dados compilados pela ABVE.

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Foram licenciados mais de 93,9 mil automóveis eletrificados em 2023, ante 49,2 mil no ano anterior. Somente em dezembro, as vendas desses modelos atingiram 16,2 mil unidades, alta de 191% na comparação anual e novo recorde mensal histórico para o setor.

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Vendas de veículos 100% elétricos superam híbridos pela primeira vez no Brasil

Pela primeira vez desde que os veículos eletrificados começaram a ser vendidos de forma mais expressiva no Brasil, os modelos 100% elétricos superaram os híbridos em licenciamentos em 2023, segundo dados compilados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Foram emplacados 52,3 mil automóveis totalmente elétricos, que rodam somente com propulsão da bateria.

Em comparação, os veículos híbridos, que combinam bateria e motor a combustão, tiveram 41,5 mil unidades licenciadas no ano passado.

Essa ultrapassagem histórica dos elétricos sobre os híbridos foi verificada também no mês de dezembro, quando os “plug-in” representaram 70% das vendas totais de eletrificados no país.

Modelos como o utilitário BYD Song Plus e o hatch Jac iEV40 lideraram a preferência pelo 100% elétrico.

O ótimo desempenho dos elétricos puros reflete a maior oferta de modelos, com opções mais acessíveis de pequenos veículos urbanos que atingem autonomias próximas de 300 km, além da evolução da infraestrutura de recarga no Brasil.

Além disso, parte do crescimento vem da antecipação de compras antes da elevação de impostos em 2024.

De toda forma, a liderança inédita dos elétricos sobre os híbridos marca uma nova fase na eletrificação da frota brasileira.

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Antecipação de compras de eletrificados explica parte do crescimento em 2023

A expressiva aceleração das vendas de veículos eletrificados, como elétricos e híbridos, verificada em 2023 no Brasil, é parcialmente justificada pelo fenômeno da antecipação de compras por parte dos consumidores antes do aumento de impostos, segundo analistas.

De acordo com a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o crescimento de 91% no mercado de eletrificados em 2023, com saltos ainda maiores no último bimestre, pode ser atribuído em parte à corrida para adquirir esses modelos antes da elevação de tributos em janeiro de 2024.

Ou seja, diante do iminente encarecimento dos preços devido aos novos impostos, muitos consumidores que já planejavam comprar um veículo híbrido ou elétrico optaram por antecipar a aquisição ainda em 2022, para pagar menos.

Mesmo considerando esse efeito, que tende a arrefecer, a ABVE projeta que 2024 será outro ano de crescimento para o setor de eletrificados, porém em ritmo menor do que o observado em 2023, justamente pelo fator tributário que encareceu os modelos.

Programa Mover tende a impulsionar setor de veículos elétricos no Brasil

Lançado em 2022 pelo governo federal, o programa Mobilidade Verde, ou Mover, tem o objetivo de estimular o desenvolvimento da indústria, tecnologia e infraestrutura para veículos elétricos e híbridos no Brasil.

Na visão da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o Mover trará mais previsibilidade e irá incentivar os investimentos das montadoras em modelos eletrificados, além da implantação de pontos de recarga no país nos próximos anos.

Entre as metas do programa estão alcançar autonomia de produção local de veículos elétricos de ao menos 40% e elevar a frota circulante desses modelos para pelo menos 5% do total até 2030.

Para viabilizar isso, o Mover prevê reduções tributárias para fabricantes, compradores e importadores, financiamentos do BNDES e regulamentação de padrões técnicos, entre outras medidas.

Com diretrizes e objetivos mais claros traçados pelo Mover, a perspectiva da ABVE é que haverá novo fôlego para o avanço dos elétricos e híbridos no Brasil, após o expressivo crescimento já obtido em 2022 e 2023 – epbr.

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